expressoes da questao social
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
A questão social é um fenômeno muito importante, proveniente da divisão da sociedade em duas classes, sendo uma dominante, que é a burguesia, a qual era proprietária dos meios de produção como maquinas, fábricas, matéria prima e etc. E a outra classe que é a do proletariado, pessoas que vendiam sua força de trabalho (Mao de obra) por um salário irrisório.
Essa divisão de classe foi ocasionada pela revolução industrial, que potencializou a produção de produtos em larga escala permitindo o desenvolvimento do capitalismo industrial de modelo liberal.
O sistema capitalista foi o fator predominante para ocasionar tal disparidade entre essas duas classes sociais, pelo fato dos proletariados se tornarem dependentes da burguesia, pois precisavam vender sua força de trabalho e só a burguesia industrial podia comprar. Com essa vantagem em mãos, a burguesia manifestou o desejo de manipular e explorar os proletariados, o que veio gerar conflitos entre as classes por causa de seus interesses. Nessa etapa, a situação dos operários, particularmente das mulheres e crianças, era miserável. A jornada de trabalho era de 14 a 16 horas por dia, com tarefas repetitivas, numa atmosfera onde predominava o ruído, a fumaça e um meio ambiente bastante insalubre, como se não bastasse ainda viviam em péssimas condições de vida.
É nesse contexto que a questão social vem à tona com toda a força, fazendo surgir a necessidade de uma ciência social que explicasse o que estava ocorrendo no campo das relações humanas.
2 DESENVOLVIMENTO
O fenômeno da questão social começou com a revolução industrial, que teve início no século XVIII, na Inglaterra, com a mecanização dos sistemas de produção. Enquanto na Idade Media o artesanato era a forma de produzir mais utilizada, na Idade Moderna tudo mudou. A burguesia