Introdução a economia
Módulo:
Atividade: Atividade individual1
Título: Cartel e suas principais características
Aluno:
Disciplina: Introdução a Economia
Turma:274
Introdução
Um cartel consiste numa organização de empresas independentes entre si, que produzem o mesmo tipo de bens e que se associam para elevar os preços de venda e limitar a produção, criando assim uma situação semelhante a um monopólio (no sentido em que as empresas cartelizadas funcionam como uma única empresa).
A teoria econômica demonstra, com o seu ferramental teórico, que a formação de cartéis é prejudicial à livre concorrência, pois acarreta perdas de bem-estar para os agentes econômicos. Isso acontece, uma vez que, os agentes que deveriam competir comercialmente entre si estabelecem um acordo de cooperação que afeta a eficiência do mercado.
Desde 2003,a Secretaria de Direito Econômico (SDE) utiliza ferramentas sofisticadas de investigação, como operações de busca e apreensão e acordos de leniência para investigar cartéis, e o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) passou a impor multas recordes a empresas e administradores considerados culpados pela prática de cartel.
A persecução criminal também tem se intensificado, com a crescente cooperação da SDE com os Ministérios Públicos e a Polícia Federal.
Principais características do cartel
Podemos citar como principais características de Cartel os seguintes pontos: Controle do nível de produção e condições de venda; Fixação e controle de preços; Controle das fontes de matéria-prima; Fixação da margem de lucro e divisão do mercado.
De um outra forma podemos dizer que cartel é a união secreta de empresas do mesmo ramo de negócios, que estabelecem entre si acordos para fixar um mesmo preço para seus produtos. Com a tabela do mesmo preço entre os produtos de diferentes empresas, elas acabam com a concorrência entre si, ou seja, quem sai prejudicado é o consumidor, que perde a possiblidade de