EXPRESSIONISMO ABSTRATO - 1955
A obra era mero registro da ação do corpo. As linhas e cores presentes sobre toda a superfície geram uma imagem com equilíbrio homogêneo e dinâmico. O uso de elementos plásticos para construir a imagem, ainda que abstrata, aproxima o trabalho dos novo expressionismo ao do início do século.
BODY ART O corpo como suporte e veículo para a mensagem artística; Arte performática, linear, obedecendo a relação tempo/espaço. Busca pelo real valor e finalidade do corpo; Experiências corporais. Transcendeu os limites físicos, gerando mutilações nos artistas.
É importante não confundir o trabalho da BODY ART com as atuais transformações corporais, geralmente características de tribos urbanas ou de apelo individual. A BODY ART foi uma arte performática cuja ação obedecia a uma relação de tema, tempo e espaço, o que não acontece com a body modification. Veja a seguir exemplos de transformações corporais.
HAPENING Acontecimento artístico caracterizado pela interatividade entre artista e público; Marcado pelo improviso e pela coletividade; Despreocupação com a linearidade e a mensagem final da peça; Associação ao movimento hippie e à contracultura do grupo holandês PROVOS.
Década de 60 Os Estados Unidos vivenciaram o surgimento de uma manifestação que misturava as diversas linguagens artísticas, envolvendo o público em experiências que lembravam as loucuras dos dadaístas e as ações futuristas, era a época do