Expressismo Cubismo Abstrac

6015 palavras 25 páginas
O EXPRESSIONISMO
O expressionismo sempre existiu e sempre vai denunciar, registrar a dor humana. O expressionismo nunca vai pintar sobre aquela emoção gostosa que se observa nos quadros impressionistas, a belle epoque. O expressionismo, que sempre existiu, não pode ser chamado de um simples estilo. É uma constante na história da arte. Desde que o homem é homem ele faz expressionismo embora não fosse consciente dessa denominação. O expressionismo vai surgir, como corrente artística, no princípio do século XX.

Desde a

pré- história, quando o homem deformava um bisonte ou abutre, ele já era expressionista deformando por necessidade própria.
Goya, no final de sua vida, já era expressionista sem saber. Deformava em uma busca muito forte, um apelo a sua emoção, do que estava acontecendo no seu país. Esse termo vai existir também na música. Ex.: música expressionista. Tanto o abstracionismo quanto o expressionismo estão muito fortes ainda no século XX.

O impressionismo continua forte

somente na forma e não mais no conteúdo. Ninguém vai pintar mais sobre a “belle epoque” pois, não tem mais sentido de pintar o impressionismo hoje com o conteúdo do século passado. Pode-se usar a mesma técnica hoje, mas com conteúdo atual.

O

expressionismo vai surgir entre 1904 a 1909, mudando tudo sobre a estética grega que estávamos acostumados a ter como padrão ou ideal de beleza.

Existem dois aspectos no expressionismo: o aspecto técnico e o psicológico.
O aspecto técnico é aquela acentuação bem forte, bem preta dos contornos ao redor das figuras, ao redor de tudo. É muito forte, muito violento. Pode ser preto, roxo, vermelho, não importa a cor, mas sempre vai ter contrastes violentos no interior da figura.
Normalmente usam cores puras. No aspecto psicológico é uma arte quase que de instinto, porque as pinceladas são muito nervosas, muito rápidas, o oposto da pincelada delicada do impressionista. Os primeiros artistas plásticos que foram chamados de expressionistas foram os

Relacionados