EXPOSOL
Histórico do município de Soledade:
Origem, fundação e emancipação;
Lenda.
Tradicionalismo e etnia;
Educação e Cultura;
Posição geográfica e clima;
População e pontos turísticos.
Setores Econômicos:
- Agronegócios;
Apicultura e piscicultura.
Pecuária.
Agricultura.
- Indústrias;
- Comércio;
- Serviços.
EXPOSOL:
Maquinas e implementos agrícolas.
Pecuária de corte e leite, ovinos e caprinos.
Pequenos animais.
Pequenos animais.
- Comercialização;
- Exportação;
- Turismo;
- Sua importância para Soledade.
Histórico do município de Soledade:
Origem, fundação e emancipação:
Os primeiros a homens a terem contato com os indígenas aqui habitados foram os missionários colocando em prática o trabalho de catequese, mas a região sempre pertenceu aos índios selvagens. Durante o século XVIII o desenvolvimento cultural e econômico dos Sete povos das Missões a região de Soledade voltaria a interessa-los pelo fato da erva-mate em abundância, e serviria para uma boa comercialização. Espalhou-se também a notícia que a Serra do Botucaraí havia minas de ouro e prata explorados pelos padres jesuítas.
A exploração e cultivo da erva-mate prosseguiu mesmo após a expulsão dos jesuítas, e então Soledade continuou sendo a frota de comunicação para a região das Missões. Em torno de 1801 com o fim das reduções e abertura da Picada facilitou a ocupação da região pelos pioneiros e também encurtou o caminho dos tropeiros.
Em 29 de março de 1875, a Freguesia de Nossa Senhora da Soledade como era chamada foi elevada á categoria de Vila, emancipando-se de Passo Fundo, assinado pelo presidente da província José Antônio Azevedo Castro, foi realizado a primeira eleição para uma Câmera e só em 09 de setembro deste ano tomou-se posse. A partir de 1931 Soledade passou a ser dirigida por um Prefeito Municipal. - A lenda: em cada contexto há uma história a ser contada.
> Em torno de 1820 aqui apontaram os mineiros em buscas de