diversos
O livro é na verdade uma parábola que trata de falar da vida e seus objetivos. A vida é comparada com os ratos e os objetivos são os queijos. O objetivo, em nosso dia a dia é visto como dinheiro, sucesso, felicidade, saúde, relacionamento, enfim. O labirinto, onde os personagens estão, simboliza o local para atingir seus ideais. Eles podem ser o local do emprego, a escola/faculdade, sua residência em relação a família ou até mesmo o seu interior.
A história é contata num labirinto, estão quatro personagens: dois ratos, o Sniff e Scurry, e dois duendes, Hem e Haw. Eles entram no locam em busca do queijo e se deparam com as dificuldades para encontrá-lo.
Os duendes criam um vínculo social em torno do queijo. Enquanto a arrogância toma conta e os deixam cegos para as mudanças ao seu redor, os ratos permanecem atentos a tudo que acontece. Enquanto os duendes se perguntam o porquê seus queijos não estão mais no mesmo lugar e ficam reclamando da injustiça, os ratos simplesmente mudam de local e buscam novos queijos, novos lugares e novos desafios. Eles não se limitam, buscam seus ideais e lutam por isso.
Haw percebe que ficar se lamentando não resolve, então decide enfrentar seus medos. Em cada lugar que Haw passa, ele escreve frases de estímulo para Hem, caso um dia decida sair da masmorra da acomodação e lutar contra seu medo.Haw acreditava que pensar na conquista o incentivava a continuar lutando para obtê-la. É assim que deveria acontecer conosco. A fábula é uma grande lição e nos mostra como devemos proceder e como devemos lutar por aquilo que desejamos. Ela nos ensina que não podemos desistir. Para sermos encorajados a buscar o que queremos, devemos pensar como sentiríamos com nosso desejo realizado e, então, lutarmos para a concretização dele. O livro é simples e pequeno, mas nos ensina coisas que guardaremos para o resto da vida.