Exposição MAC - USP
Reflexão Acerca da Educação Brasileira
São Paulo
2014
Introdução Este trabalho de conclusão de disciplina, proposto pela docente Denise Dias Barros da disciplina de Terapia Ocupacional do departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo do ano de 2014, tem por objetivo realizar a reflexão acerca educação brasileira.
Este trabalho foi desenvolvido a partir de uma frase do educador, pedagogista e filosofo Paulo Freire.
Desenvolvimento
“Educação não transforma o mundo.
Educação muda pessoas.
Pessoas transformam o mundo”.
Talvez a definição mais comum que se dê à educação seja esta: “Processo pelo qual se procura desenvolver as potencialidades da pessoa humana e integrá-la na comunidade a qual pertença”. Esta é uma definição clássica, sendo impossível precisar seu autor.
No início do século XXI, em uma sociedade competitiva, supostamente globalizada em estruturas capitalistas, indagamos qual seria o futuro da educação, já que, ao que parece, o sistema educacional brasileiro não consegue acompanhar as transformações aparentes. Pedagogos e educadores parecem perdidos entre o que é atual e o que é necessário para o futuro. Os vestibulares, em especial, tornam-se fundamentais ou se estruturam como entraves para as metas de um processo educacional não excludente e pleno? É o que procura-se discutir.
Os problemas da educação brasileiras são tantos e tão graves que fica difícil prever seu futuro. A gravidade do sistema é tal que, o analfabetismo está longe de ser o único problema da educação do país, embora seja o maior reflexo da complexidade da situação. Ainda é grande a quantidade de crianças em idade escolar fora do contexto educacional e persiste a seletividade da escola brasileira – quando boa parte de nossas crianças é expulsa dos bancos escolares, o que se deve, em outros fatores, à inadequação