Coraçoes
INTRODUÇÃO
O coração é constituído por um músculo chamado músculo cardíaco; que tem a capacidade de originar os impulsos que determinam a sua contração, é o que se denomina automatismo. O sistema condutor do coração tem a função semelhante a do tecido nervoso. E constitui em dois nós: nó sinoatrial (S.A.) e nó ventricular (S.V.).
O coração dos vertebrados e moluscos é denominado miogênico, por que o batimento se inicia no próprio coração. Nos demais invertebrados que possuem coração, é de nominado neurogênico porque o batimento é iniciado e conduzido ao músculo cardíaco pelo tecido nervoso.
No homem, o controle da frequência de batimentos do coração é realizado pelo sistema nervoso autônomo,através do nervo vago (parassimpático) e dos nervos cardíacos (simpático).
MIOGÊNICO
•
•
•
Um dos mecanismos básicos que determinam a maior ou menor contração muscular lisa das arteríolas é o chamado miogênico, com origem no próprio músculo;
Ele se caracteriza pela capacidade desse músculo reagir a uma força física que o distende. Se a pressão interna aumenta, a tendência física é aumentar o diâmetro desse vaso.
Teoricamente, esse mecanismo seria capaz de auto-regular o fluxo; Acredita-se que boa parte do mecanismo que evita grande acúmulo de sangue nas veias quando ficamos de pé por muito tempo é o mecanismo miogênico. O mecanismo miogênico está subjacente a dois outros mecanismos: o mecanismo metabólico e o neural (autonômico).
NEUROGÊNICO
•
Os batimentos do coração são enviados até a musculatura através do tecido nervoso;
•
Os possuidores deste tipo de coração são alguns vertebrados, insetos e os crustáceos.
Pressão Máxima
Contração do ventrículo esquerdo bombeia o sangue arterial para o interior da artéria aorta;
Sístole;
Pressão máxima ou sistólica corresponde a
120mmHg;
Popularmente conhecida por 12.
Pressão mínima
Ventrículo esquerdo recebe sangue arterial do átrio esquerdo