Exposição do MASP
Produção Editorial
Arte e Cultura
Allan Lins Costa Cutrim - 20505019
Karina Macedo Delgadinho - 20538021
Exposição Passagens Por Paris – Arte Moderna na Capital do Século XIX, exposta no Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand.
RELATOS DA VISITA
O título Passagens por Paris foi inspirado em um capítulo de Paris, Capital do Século XIX, obra de Walter Benjamin onde o sociólogo, além de analisar a disseminação da cultura burguesa em Paris, ainda utiliza imagens características da cidade para mostrar o porquê de ela ser um centro importante.
Fica claro logo de início que a intenção da exposição é essa: nos mostrar a influência de Paris entre os anos de 1866 e 1948, como ela foi o lar e o local de criação de vários pintores importantes da época – Toulouse-Lautrec, Cézanne, Gauguin, entre outros -, e também uma locação de visita obrigatória para artistas de outros países. Paris era a capital da arte nesse período mesmo que ainda não fosse reconhecida como tal.
A cada quadro exposto enxergamos diferentes décadas de movimentos artísticos, mudanças históricas, conquistas populares, diferentes costumes e técnicas variadas. Passagens por Paris não conta apenas sobre a influência da cidade sobre a arte mundial do século XIX, mas também sobre a história do mundo e as mudanças pela qual ele estava passando.
Vemos como essas mudanças culturais afetaram a arte ao longo do tempo, como o avanço do mundo mudou as técnicas artísticas. Passamos das pinturas opulentas e peroladas de Renoir para as cores fortes de Toulouse-Lautrec, e dele para as pinceladas cheias de movimento de Manet, seguindo a história da arte até o cubismo revolucionário de Picasso.
Título: Rosa e Azul – As Meninas Cahen d’Anvers
Artista: Pierre-August Renoir
Data de Criação: 1881
ANÁLISE DA OBRA
Renoir se caracterizou, em seu período impressionista, por retratar a vida social urbana de sua época. E este