Exportação de sapaos
O descarte de medicamentos é uma questão fundamentas no mundo, mas é uma questão que não é muito conhecida pela população, isso faz com que as pessoas acabem jogando os remédios vencidos e estragados no lixo comum, assim causando sérios riscos a saúde da população e ao meio ambiente.
As substancias que os remédios possuem, quando não descartadas corretamente, e sim jogadas em lixões a céu aberto, podem se infiltrarem no terreno inadequado e contaminar a agua e o solo.
Uma pesquisa que foi feita no Rio de Janeiro, mostrou, que muitas pessoas acabam descartando os medicamentos em vasos sanitários, fazendo com que os remédios vão para no esgoto.
Mas tudo isso só ocorre, porque, no Brasil não há uma lei que administra corretamente o descarte desses medicamentos. Por causa disso não há outra alternativa do que joga-los em lixos comuns, outra questão que faz com que as pessoas tenham que jogar os remédios em lixos inadequados, é porque os consumidores não podem devolver os remédios para as drogarias e farmácias, elas não são obrigadas legalmente a aceitar os remédios (exceto algumas, que fazem campanha pra que as pessoas devolvam alguns remédios ).
Um outro problema também, é que muitas pessoas compram uma quantidade desnecessária de remédios, e acabam utilizando só metade dessa quantidade, fazendo com que o restantes dos remédios que sobram fiquem guardados sem uso até seu vencimento.
Uma saída para esse problema, poderia ser uma criação de locais para que só recebam os medicamentos vencidos e estragados, assim os encaminhando para o descarte correto, incinerando esses remédios, fazendo com que o meio ambiente e as pessoas não corram riscos.
Sites Pesquisados:
http://www.ecodesenvolvimento.org.br/voceecod/descarte-de-remedios-o-que-fazer