Exportar
ABRIL 2010
A internacionalização leva ao desenvolvimento da empresa, pois a obriga a modernizar-se, seja para conquistar novos mercados, seja para preservar as suas posições no mercado interno. modernizar-se, seja para conquistar novos mercados, seja para preservar as suas posições no mercado interno.
Para começar a Exportar é necessário :
Pesquisa de Mercado * Identificar o Mercado – Alvo: Tem como objetivo determinar as perspectivas de venda do produto no mercado externo e indicar a maneira de se obter os melhores resultados. Busca revelar se o produto poderá ser vendido a um preço razoável e em quantidade satisfatória
* Identificar seu produto no mercado Internacional: Nomenclatura de mercadorias- foi elaborado um sistema para harmonizar a Designação e a Codificação de Mercadorias, conhecido como "Sistema Harmonizado", ou simplesmente SH. Com o advento do MERCOSUL, foi criada a Nomenclatura Comum do MERCOSUL- NCM, composta de 8 dígitos e baseada no Sistema Harmonizado.
* Barreiras Comerciais: Há duas categorias mais comuns de barreiras, quais sejam: Barreiras tarifárias: que tratam de tarifas de importações, e taxas diversas e valoração aduaneira; Barreiras não-tarifárias: que tratam de restrições quantitativas, licenciamento de importação, procedimentos alfandegários, medidas Antidumping, Medidas Compensatórias, Subsídios, Medidas de Salvaguarda e medidas sanitárias e fitossanitárias.
* Acordos Comerciais: É fundamental que o empresário que deseja atuar no comércio exterior conheça os principais acordos comerciais firmados pelo seu país.
Conhecer o Comércio Internacional * Formas de comercialização: -Direta: o exportador conduz todo o processo de exportação, desde os primeiros contatos com o importador até a conclusão da operação de venda, ele cuida de todos os detalhes, desde a comercialização e entrega do produto até a cobrança, o que exige maior atenção administrativa, empenho de recursos humanos e de tempo