Explos O Cambriana
A explosão cambriana refere-se ao aparecimento súbito - em uma escala geológica - para a maioria dos principais filos metazoan atual e uma diversificação do animal, vegetal e bacteriana. Antes da explosão, a maioria das organizações era simples e composto por células individuais, por vezes agrupados em colônias.
Os fósseis conhecidos como os "pequenos fósseis Shelly" foram encontrados em muitas partes do mundo e existia no início do Cambriano. Eles incluem uma ampla variedade de espécies que vão desde Aysheaia pedunculata uma de corpo mole, espécies de lagarta-like, Hallucigenia, uma criatura que parecia um galho com espinhas, muitas trilobites, e Anomalocaris, talvez o primeiro predador na Terra.
Assim, embasado nas evidências disponíveis, pode-se dizer que os membros mais antigos de praticamente todas as linhagens animais apareceram de forma relativamente súbita no registro fóssil, ao mesmo tempo, em diferentes partes do globo.
Durante a explosão cambriana, todos os 35 projetos corporais básicos que fundamentam a vida moderna evoluiu. Como tal, foi dito sobre Darwin de que "nada afligia mais do que a explosão cambriana, a aparência coincidente de desenhos orgânicos quase todos complexas." Se a vida era para evoluir de forma incremental, por que tantos novos filos aparecer de uma vez.
Hoje, a explosão cambriana não parece tão chocante como fez quando foi descoberto pela primeira vez, embora ainda seja sem dúvida o período evolutivo mais importante na história da vida.