Exploração humana
Introdução........................................................................................................3
Resumo............................................................................................................4
Opinião.............................................................................................................9
Introdução
Desde os primórdios, o homem tem explorado outros homens, a fim de satisfazer suas necessidades de mão-de-obra e, principalmente ,para demonstrar e aumentar seu poder as grandes civilizações tiveram a mão de obra escrava como seu principal meio de produção. Já na idade média o feudalismo reinava, os camponeses estavam presos à terra, sofriam intensa exploração ,eram obrigados a prestar serviços á nobreza e a pagar-lhes diversos tributos em troca de permissão de uso da terra e de proteção familiar. O processo de e exploração do homem vem se transformando ao longo dos tempos, sempre com o mesmo objetivo , aumentar a riqueza das classes mais favorecidas. Essa exploração se tornou mais visível , já na idade moderna, com o inicio da revolução industrial, em meados do século XVIII, com a inserção da máquina no processo de produção.
Esse artigo tem como objetivo demonstrar e definir conceitos importantes da historia da exploração do homem na visão do filósofo Karl Marx como: relação infra e superestrutura, classes sociais , alienação do trabalho, mais valia na produção, trabalho, lucro e a práxis que é a atividade humana em sociedade e na natureza.
Resumo
Diferentemente de Emili Durkheim e Max Weber e iluminando outras questões propostas pela realidade social, desenvolveu-se o pensamento de Karl Marx, expresso pela teoria do materialismo histórico, originando a corrente de pensamento mais revolucionária tanto do ponto de vista teórico como da prática social.
Com o