Tecnologia na educação
Thainá Luana da Rosa
Professor Orientador: Simone Janice Bretzke Probst
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Curso de Licenciatura em Pedagogia (PED0048) – Trabalho de Graduação
17/08/12
1 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA:
Como a tecnologia educacional se ocupa do estudo teórico-prático da presença e do papel dos recursos tecnológicos na educação, o conhecimento das tecnologias disponíveis na sociedade moderna é fundamental para um trabalho educacional transformador e de qualidade. Vemos que apenas o domínio dessas tecnologias pelo professor não basta para garantir contribuição efetiva delas para uma educação transformadora e de qualidade optando por um conceito mais amplo de Tecnologia Educacional:
De acordo com ABTE (1982, p. 17):
A Tecnologia Educacional fundamenta-se em uma opção filosófica, centrada no desenvolvimento integral do homem, inserido na dinâmica da transformação social; concretiza-se pala aplicação de novas teorias, princípios, conceitos e técnicas, num esforço permanente de renovação da educação.
Diante da nossa realidade, a tecnologia deve estar também nas nossas escolas. Assim como a tecnologia para uso do homem expande suas capacidades, a presença dela na sala de aula amplia seus horizontes e seu alcance em direção a realidade. Para que os alunos interajam pedagogicamente com ela, de modo critico e criativo, torna-se necessário que os professores conheçam e saibam utilizar educacionalmente as tecnologias disponíveis.
Nós estamos constantemente nos relacionando com nossa própria criação, ou seja, dependemos dela para nossa produção como indivíduos livres e auto realizados. Na escola estamos formando nossos educandos para serem indivíduos independentes, com no mínimo o básico de conhecimento tecnológico.
Com relação a tecnologias na educação, Kloch (2007) afirma que:
A informática tem que ser vista pela escola como um mecanismo de apoio que é a principal via de ação para todas as atividades exercidas