Exploradores de Caverna - Resumo
O caso jurídico narrado no livro foi escrito por Lon L. Fuller. O autor descreve em sua obra cinco votos da Suprema Corte proferido pelos seus membros ao analisar o caso, os quais exploram o feito de perspectivas factuais diferentes e sob princípios legais distintos. O livro dá conta de revelar ao leitor a amplitude do campo do direito e sua aplicação na defesa dos valores humanos, em confronto com as leis locais, os valores morais vigentes e os apelos da sociedade. Além disso, a obra nos leva a uma importante reflexão sobre a realidade social e a justiça, como valor fundamental, presentes em todos os momentos da vida do direito, especialmente no que tange a elaboração de normas, na sua interpretação e aplicação, nas sentenças, pareceres, petições e recursos.
Os réus tendo sido indiciados pelo crime de assassinato, foram condenados e sentenciados a serem enforcados pelo Tribunal de Primeira Instancia do Condado de Stowfield. Tais réus apelaram para este tribunal alegando vícios. Apresentando os argumentos e fatos necessários para a apreciação desta apelação perante este tribunal, segue a decisão do presidente do tribunal.
Truepenny C. J. (presidente). Ao quatro réus são membros da sociedade espeleológica, doravante denominada de simplesmente de sociedade, uma organização composta por pessoas amadoras, com objetivo específico de exploração de cavernas. No mês de maio de 4299, os quatro réus, na companhia de Roger Whetmore, também membro de tal Sociedade, adentraram o interior de uma caverna localizada no planalto central dessa comunidade. Quando se encontravam no interior da caverna, subitamente um deslizamento aconteceu e grandes pedras bloqueou a única via de acesso ao interior da caverna. Imediatamente uma equipe de resgate foi enviada para o local afim de livrar os exploradores daquela prisão subterrânea.
A equipe de resgate se deparou com