Experiência Torricelli
A atmosfera terrestre é composta por vários gases, que exercem uma pressão sobre a superfície da terra como eu tinha dito antes. Essa pressão que chamamos de pressão atmosférica, depende da altitude do local, pois á medida que nos afastamos da superfície do planeta, o ar se torna cada vez mais rarefeito ( pouco denso), e portanto, exercendo uma pressão cada vez menos.
Então Torricelli tomou um tubo longo de vidro que seria o barômetro, fechado em uma das pontas, e o encheu até a borda com mercúrio. Logo depois, tampou a ponta aberta e inverteu o tubo, mergulhou essa ponta em uma bacia com mercúrio. Soltando a ponta aberta notou que a coluna de mercúrio descia até um certo nível mas estacionava quando alcançava uma altura de cerca de 76 centimetros.
Torricelli logo percebeu que acima do mercúrio havia o execrável vácuo. E por que o mercúrio parou de descer quando a altura da coluna era de 76 centimetros? Porque seu peso foi equilibrado pela força que a pressão do ar exerce sobre a superfície do mercúrio na bacia.
A pressão atmosférica multiplicada pela área da seção do tubo é uma força que empurra o mercúrio da coluna para cima. Essa força é representada pela seta para cima. na base da coluna. No equilíbrio, essa força é exatamente igual ao peso da coluna, que é representada pela seta para baixo. Isso acontece quando a coluna tem 76 cm de altura, se o líquido for o mercúrio. Se o líquido fosse a água a colna deveria ter mais 10 metros de altura para haver equílibrio, pois a água é cerca de 14 vezes mais leve que o mercúrio.
Com essa experiência Torricelli mostrou que é possivel obter um vácuo e mantê-lo pelo tempo que se quiser. Ele notou também que a altura da coluna de mercúrio não era sempre constante mas variava um pouco, durante o dia e a noite. Concluiu daí, corretamente, que essas