Experiência de Torricelli
Escola de Agronomia e Engenharia de Alimentos
Goiânia, 30 de março de 2012
Disciplina: Hidráulica Aplicada
Docente: Adão Wagner
Curso: Agronomia
Turma: A
Experiência de Evangelista Torricelli
Introdução
A atmosfera terrestre é composta por vários gases, que exercem uma pressão sobre a superfície da Terra. Essa pressão, denominada pressão atmosférica, depende da altitude do local, pois à medida que nos afastamos da superfície do planeta, o ar se torna cada vez mais rarefeito, e, portanto, exercendo uma pressão cada vez menor.
O físico italiano Evangelista Torricelli (1608-1647) realizou uma experiência para determinar a pressão atmosférica ao nível do mar. Para isso ele usou um tubo de aproximadamente 1,0 m de comprimento, totalmente preenchido por mercúrio (Hg) e com a extremidade tampada. Após isso como passo seguinte, ele o verteu dentro de um recipiente que continha mercúrio. Torricelli observou que, após destampar o tubo, o nível do mercúrio desceu e estabilizou-se na posição correspondente a 76 cm, restando o vácuo na parte vazia do tubo. Na figura, as pressões nos pontos A e B são iguais (pontos na mesma horizontal e no mesmo líquido). A pressão no ponto A corresponde à pressão da coluna de mercúrio dentro do tubo, e a pressão no ponto B corresponde à pressão atmosférica ao nível do mar:
pB = pA pATM = pcoluna (Hg)
Fig.A
Como a coluna de mercúrio que equilibrou a pressão atmosférica é de
76 cm, dizemos que a pressão atmosférica ao nível do mar equivale à pressão de uma coluna de mercúrio de 76 cm. Lembrando que a pressão de uma coluna de líquido é dada por dxgxh (g = 9,8 m/s2), temos no SI:
pATM ≅ 76cmHg = 760mmHg = 1,01x105 Pa
A maior pressão atmosférica é obtida ao nível do mar (altitude nula). Para qualquer outro ponto acima do nível do mar, a pressão atmosférica é menor. A tabela a seguir apresenta a variação da pressão atmosférica de acordo com a altitude.
Altitude(m)