Experiência de análise de sistemas elétricos
Centro Universitário de Volta Redonda
UniFOA
Curso de Engenharia Elétrica
RELATÓRIO DA EXPERIÊNCIA DE ANÁLISE DE SISTEMAS
ELÉTRICOS
Por
Daiane Cunha de Paula
200911831
Douglas Valentim Alves
200910762
Jorge Luiz Gonçalves Rocha 200621185
Izabela Cristina de Souza 200910149
Volta Redonda
2012
1. INTRODUÇÃO
Esse documento tem por objetivo, relatar a experiência que fora proposta a turma do 8º período de Engenharia Elétrica, no dia 2 de outubro de 2012, em laboratório de instalações elétricas, que teve por objetivo, mostrar de forma prática aos alunos, o funcionamento de um circuito trifásico com cargas ligadas em estrela e com cargas ligadas em triângulo.
2. EMBASAMENTO TEÓRICO
O sistema trifásico é a forma mais comum de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica em corrente alternada. Este sistema incorpora o uso de três ondas senoidais balanceadas, defasadas em 120 graus entre si, de forma a balancear o sistema, tornando-a muito mais eficiente ao se comparar com três sistemas isolados. As máquinas elétricas trifásicas tendem a ser mais eficientes pela utilização plena dos circuitos magnéticos. As linhas de transmissão permitem a ausência do neutro, e o acoplamento entre as fases reduz significantemente os campos eletromagnéticos. Finalmente, o sistema trifásico permite a flexibilidade entre dois níveis de tensão.
2.1. LIGAÇÕES ESTRELA E TRIÂNGULO
As cargas trifásicas podem ser interligadas ao sistema de dois modos distintos:
Em estrela, também chamado de Y: um dos terminais das cargas é conectado a uma das fases do sistema enquanto o outro terminal é conectado a um ponto comum que é o neutro utilizado para se medir as tensões de fase;
Em triângulo, também chamado de delta: nesta configuração um dos terminais das cargas é conectado a um outro terminal de outra carga e as fases do sistema são interligadas nos pontos de junção dos terminais da carga.
Na conexão estrela