Experiência com osciloscópio
2. Para as frequências de 200 Hz, 2 kHz e 20 kHz, meça o período dos sinais, da seguinte forma: conte quantas divisões horizontais há em um ciclo completo do sinal ( podendo ser contado a partir de um ponto negativo ou positivo) e multiplique esse valor pelo tempo que consta do botão time/div do osciloscópio. Será de suma importância que ao fazer a escolha desse valor no botão time/div, façamos de maneira que permita uma boa visualização do sinal e uma boa definição do ciclo.
Resultados
Na primeira experiência medimos vários níveis DC, entre eles, podemos citar o de 5 volts, quando giramos o botão OFFSET pra a direita e contamos uma divisão no deslocamento para cima do ponto que havíamos estabelecido (botão em 5 volts/div).
Na segunda experiência obtivemos os seguintes resultados:
· 200Hz - 5 divisões horizontais com o botão time/div estando em 1ms: T= 5 ms
ƒ=1/T ƒ=1/5ms= 200 Hz
· 2 kHz - 5 divisões horizontais com o botão time/div estando em 0,1ms: T= 0,5 ms
ƒ= 1/0,5ms= 2 kHz
· 20 kHz - 2,5 divisões horizontais com o botão time/div estando em 20ms: T=50 ms
ƒ=1/0,00005s= 20 kHz
Conclusões
Estamos nos familiarizando com o osciloscópio, suas funções básicas e comandos, assim como estamos aprendendo a manipular o gerador de sinais para obtermos o tipo de sinal desejado. Medições simples como nível DC e o período de um sinal, mas de suma importância em projetos, podem ser realizadas de um modo bem fácil com estes instrumentos.
Aprendemos que a chave de acoplamento do osciloscópio possui na posição AC um filtro que filtra qualquer sinal DC, por