experimentos de fisica
Com base nos ensinamentos adquiridos ao decorrer do período, a solicitação do experimento realizados no laboratório, se torna viável para um entendimento mais amplo da respectiva matéria esplanada.
Conforme o plano de ensino, segue -se o critério definido através do PLT 150, para o experimento 6 - Equilíbrio em um plano inclinado.
O presente relatório, evidencia os resultados obtidos no experimento realizado, de fato resultando na conclusão da equipe em relação à matéria, para o caso, as leis de Newton.
Equilíbrio em um plano inclinado
Para cálculos de forças , é defina como:
Decompondo a força peso em duas componentes: Px = componente do peso na direção do eixo x Py = componente do peso na direção do eixo y
Os módulos das componentes Px e Py:
1.1. Objetivo
Para o experimento, a importância deste implica em reconhecer as condições de equilíbrio estático, reconhecer as forças atuantes no plano inclinado, encontrar as componentes de força peso e desenvolver gráficos das componentes da força conforme o caso avaliado.
1.2. Teoria
A dinâmica é a parte da Física relacionada à mecânica que estuda os movimentos e as causas que os produzem e os modificam. A primeira publicação que se referia a essa teoria foi Principia de Isaac Newton, na qual ele explicou de forma completa sobre o movimento dos corpos.
Figura 1 – Isaac Newton Fonte: LENZ, 2012.
1ª lei de Newton - Lei da Inércia
Inércia é a resistência que um corpo oferece à alteração do seu estado de repouso ou de movimento. Quanto maior for a massa do corpo, maior a sua inércia, ou seja, maior a resistência que este oferece à alteração do seu estado
- Um corpo que se encontre em repouso, continuará em repouso se a resultante das forças que nele atuam for nula.
- Um corpo em movimento, continuará a mover-se em linha reta e sempre à mesma velocidade (M.R.U.), se a resultante das forças