Experimento Samuel
Curso de Engenharia Civil (CEC)
RELATÓRIO 1
UM MODO DE DETERMINAR A DENSIDADE DE UM LÍQUIDO
REBECA MONTEIRO ALEXANDRE
RENATA FALCÃO COSTA
ROBERTO DOS SANTOS JUNIOR
São Luís
2012
REBECA MONTEIRO ALEXANDRE
RENATA FALCÃO COSTA
ROBERTO DOS SANTOS JUNIOR
UM MODO DE DETERMINAR A DENSIDADE DE UM LÍQUIDO
RELATÓRIO 1
Relatório apresentado ao Prof. Samuel Filgueiras Rodrigues sobre “Um modo de determinar a densidade de um líquido”, referente ao 4º período do Curso de Engenharia Civil da disciplina Física Experimental II.
São Luís
2012
1 INTRODUÇÃO
Os estados da matéria podem, de forma simplificada, ser agrupados em sólido, líquido e gasoso. Uma das propriedades macroscópicas que geralmente distingue esses três estados da matéria é a densidade específica (massa/volume), pois em geral (mas nem sempre) a densidade de gases é menor do que a de líquidos, e essa menor ainda do que a de sólidos. A densidade é uma grandeza intensiva, isto é, não depende da quantidade de matéria. Assim, a densidade da água pura contida em um litro ou numa colher é a mesma. De forma geral, se a substância é homogênea, então a sua densidade é a mesma em todos os pontos do volume que ocupa. A densidade depende do tipo de substância, mas é em geral influenciada pela temperatura e pela pressão.
Densidade absoluta ou massa específica de uma substância qualquer de massa m e volume V é definida por: ρ = m/v ou seja, é a razão entre a massa de um corpo pelo volume que o mesmo ocupa. Densidade relativa é definida pela razão entre as densidades absolutas de duas substâncias ρ1,2 = ρ1/ ρ2 onde ρ2 é geralmente escolhida como padrão. É comum considerar a água como tal padrão, pois além da conveniência de sua abundância, sua densidade absoluta ρágua ≅ 1,00 g/cm³ para temperatura ambiente (25°C). Neste experimento vamos utilizar do picnômetro para