Experimento III Rea Es Cromato Dicromato E Permanganato
2415 palavras
10 páginas
1. OBJETIVOSEstudar sistemas em equilíbrio químico, colocando experimentalmente em prática, os princípios de Le Chatelier.
Verificar as reações dos íons Cr2O72– / CrO42– e MnO4–, com adição de solução a base forte: NaOH-, e adição de soluções ácidas: HCl, H2SO4 de íons hidrogênio H+, ocorrendo a formação de precipitados e reações de oxido redução dos mesmos.
2. INTRODUÇÃO
As reações químicas podem ser reversíveis, ou seja, elas podem ocorrer num sentido e no sentido inverso, dependendo de algumas condições.
X + Y Z + W
Z + W X + Y
Quando uma reação e sua inversa podem ocorrer simultaneamente, dizemos que elas são reversíveis. A reversibilidade do processo é indicada pelo símbolo
X + Y Z + W (reação reversível)
A situação de equilíbrio químico é atingida por um sistema reversível em reação quando, em consequência da igualdade das velocidades da reação direta e inversa, suas propriedades macroscópicas permanecem constantes. A expressão da constante de equilíbrio é conseguida da seguinte maneira: consideremos o sistema homogêneo: aA + bB cC + dD
v1 = k1 [A]a [B]b v2 = k2 [C]c [D]d
No equilíbrio v1 = v2. Então:
k1 [A]a [B]b = k2 [C]c [D]d k1 = [C]c [D]d Kc = k1 = [C]c [D]d k2 [A]a [B]b k2 [A]a [B]b
Kc é a constante de equilíbrio expressa em termos das concentrações em mol/L. Quanto maior o valor de K, maior a concentração dos produtos, ou seja, a reação se processou muito no sentido direto. Por outro lado, um valor pequeno de K indica uma concentração grande dos reagentes indicando que a reação não se processou muito. O estado de equilíbrio de um sistema pode ser alterado por variações tais como a temperatura, pressão e concentração dos reagentes. Esta alteração pode ser prevista pelo princípio de Le Chatelier: “Quando um sistema em equilíbrio é submetido a uma ação, o equilíbrio se desloca no sentido de contrabalançar esta ação”.
3. PARTE EXPERIMENTAL