Experimento fisico: quedas iguais
PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO
CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
SISTEMA PRESENCIAL MEDIADO
RELATÓRIO REFERENTE AO EXPERIMENTO DE LABORATÓRIO DE FÍSICA FUNDAMENTAL: EXPERIMENTO DAS QUEDAS IGUAIS
Codajás – AM
2012
DAILA CARLIRI DA SILVA MAGNO
RELATÓRIO REFERENTE AO EXPERIMENTO DE LABORATÓRIO DE FÍSICA FUNDAMENTAL: EXPERIMENTO DAS QUEDAS IGUAIS
Trabalho apresentado como requisito parcial à obtenção de nota da avaliação final da disciplina de Física Fundamental, tendo como professores titulares Ana Maria Reis e Walter Esteves de Castro Junior e como Professora Assistente Joely Chagas de Jesus Alves da Universidade do Estado do Amazonas- UEA.
Codajás – AM
2012
INTRODUÇÃO
O objetivo de experimento é mostrar que, independentemente da massa dos objetos, eles sempre demoram o mesmo tempo para chegar ao chão, se soltos simultaneamente da mesma altura.
Como Galileu Galilei havia concluido acertadamente, um corpo em queda livre sofre aceleração constante, independentemente da sua massa, tamanho ou formato.
A expressão queda livre, que acabamos de mensionar refere-se a um movimento de descida, livre dos efeitos do ar.
Com a mesma aceleração, todos os objetos ganham velocidade na mesma proporção. Como ganham velocidades iguais, devem chegar juntos ao solo, se largados ao mesmo tempo, da mesma altura.
PARTE TÉORICA
Na Grécia Antiga, no tempo de Aristóteles, acreditava-se que, quanto maior fosse o peso de um corpo, mais rápido ele alcançaria o solo.
Ai surgir a seguinte pergunta, será que essa afirmação está correta
No século XVII, o Italiano Galileu descobriu a lei da aceleração para qualquer objeto em movimento de queda livre aqui tratado como quedas iguais. Galileu apurou o tempo que objetivos distintos levavam para cair de determinadas alturas e descobriu que ele dependia da raiz quadrdada da distância percorrida, idependentemente de quais sejam as massas dos objetos. Tais estudos culminaram com o