EXPERIMENTO DE TITULAÇÃO
Primeiramente, duas solucoes de padrão primário foram feitas: Uma de caráter básico (Na2co3) e outra de caráter acido (h2c204), ambas com concentração molar de 0,1mol/L. Em seguida, para prática do processo de titulação, foram preparadas duas soluções de padrão secundário, uma de Acido clorídrico(HCL) e outra de hidróxido de sódio(NaOH), com supostas concentrações molares de 0,1mol/L, as quais iriam ser comparadas quantitativamente para teste de suas verdadeiras concentrações, após todo o processo de titulação, usando uma bureta e um erlenmeyer para mistura das substancias, afim de observar o ponto de viragem, com o uso de indicadores de pH, das substancias de padrão secundário. As duas soluções de titulado não apresentaram valores muito discrepantes dos supostos inicialmente, tendo como valores para concentração de 0,1054mol/l (HCL) e 0,096mol/L (NaOH).
São consideradas substâncias padrão primário somente aquelas que satisfazem algumas condições:
As substâncias devem ser de fácil obtenção, purificação, dessecação e conservação.
As impurezas devem ser facilmente identificáveis em ensaios qualitativos conhecidos.
O teor de purezas não deve ser inferior a 99,98-99,99%.
A substância não deve ser higroscópica ou eflorescente.
A substância deve possuir elevado Kps, de modo a formar uma solução perfeita.
A substância deve possuir elevado peso molecular.
A substância deve ser sólida.
O número de substâncias padrão primário existente é relativamente baixo. As mais importantes são: Na2CO3, Na2B4O7, NaCl, AgNO3, KSCN, Na2C2O4, K2Cr2O7, ácido benzóico, ácido oxálico.
Já as consideradas padrão secundário, são aquelas cujo conteúdo de substância ativa foi estabelecido por comparação com uma substância padrão primário. Podem ser usadas para padronização.
São consideradas soluções padrão aquelas que possuem concentração exatamente conhecido. É desejável que a concentração das soluções de trabalho possa ser determinada com erro inferior a 0,1%.
O preparo