APRENDIZAGEM ESCOLAR E TRABALHO PEDAGÓGICO
Pensar no contexto educativo que permeia o âmbito escolar na atualidade é pensar o espaço da sala de aula um espaço complexo envolto por uma teia de emaranhados – problemas de cunho administrativo, pedagógico, curricular incidindo sob a ação didática do professor, sob a interação professor-aluno e principalmente sob os resultados processo ensino aprendizagem. As considerações aqui a serem ressaltadas focalizam a temática dos saberes e conhecimentos imprescindíveis e necessários à prática do coordenador pedagógico na prática de articulação de seu trabalho para que se possa favorecer a aprendizagem dos educadores.
A escola ao transmitir idéias, comunicação de mensagens, seleção e organização de conteúdo de aprendizagem acaba impondo uma ideologia dominante, o que não devia acontecer porque a função da escola vai muito além de simples reprodutora do processo de socialização. Ela permite que o conhecimento possa ser analisado, compreendido e através da reflexão oferecer um debate público e aberto sobre as características e afetos que o individuo e a sociedade sofre com essa reprodução.
Além disso, compete também à educação contribuir para com a formação da personalidade da criança ajudando assim a compor um ser humano integral de tal modo que leve o educando a aprimorar os comportamentos, processando informações, cristalizando saberes e formando o seu caráter.
Os educadores que são os responsáveis diretos pelo processo de aprendizagem têm um papel importante no sentido de buscar romper com a tradição alienante e superar a dicotomia existente entre o saber e a realidade, buscando estabelecer um diálogo contínuo sempre dentro do espaço educativo.
É fundamental importância que todos os educadores se concebam como seres sociais, e que se conscientize da necessidade de uma atuação comprometida, pois é por meio dela, que o educando terá a cesso ao saber e o acesso aos saberes é que permitirá o seu desenvolvimento psíquico,