Experimento de oERSTED
Materiais:
1 ímã, uma pilha de 1,5 V e uma agulha de costura
Linha de costura para prender a agulha no suporte
Fio de cobre desencapado
Fio elétrico fino
Base de madeira
1 lâmina metálica
2 tachinhas, 2 pregos e 1 parafuso
Comece colocando os parafusos na base, após dobre o fio elétrico em L, fazendo um anel em uma de suas extremidades, para fixá-lo no parafuso. Fixe os pregos e estique entre eles o fio, conectando suas extremidades, uma na pilha e a outra na tachinha que irá fazer contato com a lâmina metálica. Interligue com a outra parte do cobre o outro pólo da pilha na lâmina metálica, prendendo ela com a outra tachinha. Amarre a linha de costura na agulha e no suporte, fazendo com que ela fique esticada sobre o fio elétrico a uma distância não muito grande. Imante a agulha de costura passando o ímã sobre ela, várias vezes, sempre no mesmo sentido. Para que a agulha gire, acione a lâmina metálica tocando ela com a tachinha que leva a corrente elétrica por todo o fio elétrico até a pilha. A agulha imantada irá girar devido ao campo magnético criado pela corrente que atravessa o fio.
MOTOR ELÉTRICO – ÍMÃ
Materiais:
1 cano PVC 100 mm
2 ímãs de neodímio
Fio elétrico
1 pilha de 9 V
1 Clips
Fita Crepe
Comece passando o fio elétrico ao redor do cano de PVC, desde a parte de cima até o final do cano. Após, passe o clips, reto, por dentro do cano, colocando os ímãs no centro. O fio esmaltado você deve raspar nas extremidades para que o cobre fique aparente. Então, numa delas conecta-se o fio no clips e na outra se conecta na pilha.
Depois disso, pega-se outro pedaço de fio elétrico e também tira-se o esmalte nas duas extremidades. Logo após fazer isso, coloca-se uma extremidade do fio no outro lado da pilha e na outra extremidade do clips. Devido ao campo magnético os ímãs começarão a girar em função da corrente elétrica.