Experimento de matemática
Lançamento de projeteis
DADOS:
O experimento realizado baseou-se no lançamento oblíquo de projeteis. Os pontos a seguir, mostram os pontos do lançamento ( POSIÇÃO HORIZONTAL X POSIÇÃO VERTICAL), quem também podem serem representadas por ALTURA X DESLOCAMENTO. 1. ORIGEM DE TODOS OS LANÇAMENTOS a) (0,0)
Por definição e a curva de um lançamento inclinado tem como trajetória uma curva com equação do tipo: y=ax²+bx+c Analisando a curva a partir do software GeoGebra
Se fizermos uma abordagem na física sobre lançamento oblíquo, podemos perceber que a descrição da trajetória do projétil não se dar pela altura em função do deslocamento, e sim pela posição ( HORIZONTAL X VERTICAL) em função do tempo. A partir dos estudos físicos identificamos que no movimento oblíquo existe uma composição de movimentos, que são: movimento uniformemente variado ( vertical ) e movimento uniforme ( horizontal ).
Além disso tem-se uma série de variáveis envolvidas, tais como: Força, resistência do ar, massa do projétil, aceleração gravitacional entre outras.
De forma geral tem-se a trajetória do projétil descrita matematicamente da seguinte forma: h(t)=Vyt-gt²2 Onde: Vy=Vsinθ, e V é a velocidade inicial do lançamento da partícula, t é o tempo e θ é o ângulo de inclinação do lançamento. h(t) é a altura em função do tempo st=Vxt Onde: Vx=Vcosθ, e V é a velocidade inicial do lançamento da partícula, t é o tempo e θ é o ângulo de lançamento. s(t) é o deslocamento em função do tempo.
Analisando o experimento realizado e os conhecimentos de física, podemos concluir que não é possível realizar precisamente o estudo da trajetória do lançamento de um projétil, da altura em função do deslocamento com esse tipo de experimento. Lembrando que é possível determinar a equação da trajetória com a altura em função do deslocamento desde que tenhamos os instrumentos corretos e suficientes para a realização do experimento, pois cada lançamento