Experimento de galileu
Demonstrar que os objetos, quando em queda livre, gastam o mesmo tempo para cair uma mesma altura, independentemente de suas trajetórias. Ou seja: o objeto que cai em curva gasta o mesmo tempo para chegar ao chão que um objeto idêntico solto ao mesmo tempo da mesma altura mas que cai verticalmente.
Contexto
É comum de se pensar que o objeto lançado para cima em curva leva mais tempo para voltar ao solo do que se este objeto fosse lançado verticalmente. Esta é uma concepção incorreta decorrente do fato verdadeiro que a distância total percorrida pelo objeto lançado em curva ser maior que daquele lançado verticalmente. Porém o movimento vertical é determinado pela atração gravitacional, que é tal que puxa os objetos em relação à Terra com a mesma velocidade, independentemente da trajetória (e até da massa deles). Porque a velocidade da queda dos corpos esta associada a aceleração as quais estes corpos estão expostos e não a suas respectivas massas.
Galileu provou isso ao subir na Torre de Pisa de deixar cair de lá de cima dois objetos de massas diferentes. Os objetos chegaram ao chão ao mesmo tempo, devido estar expostos à mesma aceleração (gravidade da terra). Este raciocínio não considere a resistência do ar. O que muda é a força que eles aplicam ao chão por depender diretamente da massa F=ma.
Ideia do Experimento
A ideia do experimento é fazer um lançamento ao mesmo tempo de dois objetos idênticos só que com duas trajetórias diferentes: uma vertical e outra em curva. Pelo som dos objetos batendo no piso, pode-se deduzir que eles chegaram ao mesmo tempo, independentemente da trajetória.
Material utilizado
Uma régua de 30 cm.
Duas moedas idênticas. Montagem
Coloque a régua sobre a mesa de forma que metade dela fique para fora. Coloque uma moeda sobre a régua do lado de fora e a outra entre a régua e a mesa. Bata de fora para dentro de forma que a régua lance uma moeda e deixa que a outra caia em queda