experimento de galileu
Parte 1: Introdução.
Os professores o chamam de experimento “alfa”_ ou primal. Esse experimento que Galileu realizou com sucesso, introduziu o conceito de aceleração : a taxa de mudança de velocidade em relação ao tempo.
O segundo experimento refere-se à queda dos corpos, e teria sido por Galileu na torre de Pisa. Embora, de acordo com o historiador Alexandre Koyré, isso não passa de uma lenda, é interessante discutir o que pretendia Galileu com este tipo de experiência.
Oque acontece quando um objeto e solto para cair livremente?Ele adquire uma velocidade de modo gradual? Pula imediatamente para a velocidade “natural” uniforme?Ou faz alguma transição para a velocidade uniforme?.
Objetivo: O principal objetivo de Galileu era combater a hipótese de Aristóteles, segundo a qual a velocidade de queda de um corpo é proporcional a seu peso. Para Galileu, o peso não deveria ter qualquer influência na velocidade de queda. A comprovação seria simples: bastava jogar do alto da torre corpos com diferentes pesos e medir o tempo de queda. Há relatos na literatura de que bolas de 10 gramas e de 1 grama teriam sido lançadas, todas chegando ao solo ao mesmo tempo. Isso poderia ser facilmente observado se não houvesse a resistência do ar e outros fatores, como a forma e o material dos corpos lançados. Na verdade, a afirmação "todas chegando ao solo ao mesmo tempo" só seria rigorosamente verdadeira se a experiência fosse realizada no vácuo.
Galileu vislumbrou uma alternativa ao experimento da torre de Pisa para investigar a relação entre o peso de um corpo e sua velocidade de queda. Os experimentos sobre o movimento de corpos num plano inclinado são detalhadamente descritos por Galileu na sua famosa obra Discursos sobre duas novas ciências.
Como Aristóteles achou difícil de medir diretamente o trajeto dos corpos , porque o olho não e rápido o bastante para isso , Galileu pensou de uma maneira diferente . Em vez de retardar a