Experimento circuitos rc
Laboratório de Física III
Relatório 6 – Circuito RC
Profª. Lígia de Oliveira Ruggiero
Experimento 6 – Circuito RC com fonte de tensão contínua
1 - Objetivo
O objetivo desse experimento é determinar as constantes de tempo para um capacitor, para capacitores em série e em paralelo, analisando o comportamento da corrente, e analisar o comportamento das curvas dos gráficos VC versus t e VR versus t.
2 - Material
* Fonte de tensão contínua – Kepco * 02 multímetros digitais:
- Multímetro 1: Marca – Minipo, Modelo - ET-2076
- Multímetro 2: Marca - Dawer * 01 resistor de 120 kΩ; * 02 capacitores eletrolíticos de 1000µF/16V; * 01 cronômetro digital - Marca: Starflex; * Placas de conexão; * Ponte LCR; * Cabos banana-banana.
3 - Procedimento experimental
Primeiramente, mediu-se com o multímetro a resistência do resistor, calculou-se a capacitância dos capacitores em série e em paralelo e anotou esses valores na tabela 1, juntamente com os valores nominais.
Montou-se o circuito indicado na figura 1 e mediu-se a corrente inicial (I0) no circuito, no instante t=0.
Figura 1 – Circuito para medir corrente no instante t=0
Através do circuito da figura 1, mediu-se também a tensão sobre o resistor (VR) e a tensão de saída da fonte (Vf) para t=0 e anotaram-se esses valores na tabela 2. Comparando-se esses dois valores, verificou-se a influência do microamperímetro no circuito e calculou-se sua resistência interna (ramp) através da diferença das duas tensões e a corrente I0 e anotou-se esse valor na tabela 1. Adicionou-se um capacitor ao circuito, como mostra a figura 2, para medir a corrente (I) em função do tempo. Certificou-se que o capacitor estava descarregado e o cronômetro zerado.
Figura 2 – Circuito RC em série, com instrumentos de medida. Os valores da corrente são pré-estabelecidos a partir da corrente máxima I0 e da escala do amperímetro.