Experimento 4 Relat rio
Relatório - Experimento 4
Atenuação em Fibras Ópticas
Gabriel Duarte de Jesus R.A. 21055512
Giovanna Chiuffa Tunes R.A. 11067312
Kaio Victor Marin R.A. 11021110
Paulo Ricardo Cunha R.A. 11080312
Turma B2 – Matutino
Prof.ª. Dr.ª Katia Franklin
Santo André, 09 de novembro de 2014.
1. INTRODUÇÃO E RESUMO
1.1. RESUMO
Com a explosiva evolução das comunicações, motivadas pela necessidade de aumento de capacidade de tráfego de voz, vídeo e dados de alta velocidade, constantemente nos deparamos com novos conceitos em tecnologias em termo de meios de transporte das informações. É nessa ideia que surge a fibra ótica, que garante nível elevado de confiabilidade na transmissão de sinais e dados, voz e vídeo.
Cabos de fibra óptica estão substituindo fios de cobre para aumentar a velocidade de transmissão de informação digital. Sistemas baseados em fibra óptica podem transmitir bilhões de bits de dados por segundo, e eles podem até mesmo levar vários sinais ao longo da mesma fibra usando lasers de cores diferentes. Esses cabos são tão finos quanto um fio de cabelo humano que carregam a informação digital ao longo de grandes distâncias.
Os objetivos do presente experimento foram o de determinar o coeficiente de atenuação de uma fibra óptica na linha espectral λ = 660 nm e estimar a atenuação de uma conexão ST-ST, objetivos estes que foram plenamente alcançados. A atenuação calculada se encontra dentro do previsto para tipo de fibra óptica empregada, no comprimento de onda utilizado. Também foi verificado que o uso de um adaptador ST-ST provocou uma atenuação significativa dos sinais, equivalente ao que seria obtido com vários metros de fibra óptica.
1.2. INTRODUÇÃO
Uma fibra óptica é um capilar formado por materiais dielétricos cristalinos e homogêneos (em geral, sílica ou plástico), transparentes o bastante para guiar um feixe de luz (visível ou infravermelho) através de um trajeto qualquer. A estrutura básica desses