Experimento 05 UFABC
3.1 Extração de óleo vegetal da soja.
Realizado pelo técnico.
3.2 Solubilidade do óleo de soja
TUBO
SOLVENTE
SOLUBILIDADE
1
Água
++
2
Etanol
+
3
Éter Etílico
+++
4
Acetona
++++
3.3 Reação de Saponificação
3) Notamos a presença de espuma.
A espuma é um conjunto de bolhas gasosas envoltas em uma cápsula líquida, que necessita de um material orgânico como sabões, detergentes, lipídios etc e um pouco de agitação.
Como já dito anteriormente, esses compostos são anfipáticos, com parte de sua molécula hidrofóbica, Quando a parte hidrofóbica entra em contato com a água ela tenta se afastar o rápido possível indo para a superfície.
É somente na superfície que resta espaço para essas moléculas se alojarem após agitação.
5) Reação de hidrólise alcalina na presença de Hidróxido de sódio
Reação alcalina na presença de hidróxido de Potássio
6) molécula de sabão
3.4 Separação de ácidos graxos
4) A adição de HCl a uma solução aquosa de sabão provoca a precipitação do ácido graxo, que é pouco solúvel em água e, em solução aquosa, tende a formar dímeros através de fortes ligações hidrogênio.
R — COOK + + H+ —> R—COOH + K+
Em nosso experimento foi observado esse fenômeno, houve, portanto, a divisão da mistura em duas fases.
3.5 Ressaponificação
A adição de NaOH a solução aquosa aquecida contendo ácido graxo provoca a ressaponificação do mesmo, reconhecida pela formação de espuma.
FIGURA 14: Reação de Ressaponificação
3.6 Propriedades emulsificantes dos sabões
Forças intermoleculares são responsáveis pela capacidade de dissolução de um soluto em um solvente, há, portanto, a quebra e a formação de ligações intermoleculares.
Quando a água interage com outras substâncias, que possuem nível de interação molecular muito mais fracos, por exemplo, óleo, verifica-se que as moléculas de água tendem a ficar juntas, simplesmente porque se atraem muito mais fortemente do que o fazem com as moléculas do solvente.