experiencia
Modalidade da Violência doméstica contra crianças
Esse fenômeno apresenta sob quatro modalidades principais.
Violência Física – é caracterizada por toda ação desferida contra uma criança, causando-lhe dor e, em muitas vezes deixando marcas visíveis em seu corpo.
Nessa modalidade de violência, são observadas tapas, beliscões espancamentos, mordidas, golpes com cintos, queimaduras com cigarros, entre outros.
Violência Psicológica- quando a coação é feita através de ameaças, humilhações, privação emocional.
Pode-se dizer que essa modalidade de violência aparece em todas as formas de violência contra crianças, visto que constitui severo entrave ao seu desenvolvimento, no entanto xingamentos depreciações, torturas psicológicas e ameaças configuram-se especificamente, como violências psicológicas.
Essa violência marca, igualmente, a vida toda da criança.
Violência sexual- é uma coação exercida por um adulto a ela, ligado por laços de parentescos afinal idade ou responsabilidade, com o intuito de levá-lo a participar de práticas eróticas
Violência de Negligência – essa modalidade de violência é exemplificada por situações nas quais pais deixam crianças sozinhas em casa, ficando expostas a diversos riscos, como ingerir produtos de limpeza ou medicamentos, mexer com fogo, ou mesmo pais que não se comprometem com a saúde, higiene.Violência é um comportamento que causa intencionalmente dano ou intimidação moral a outra pessoa ou ser vivo. Tal comportamento pode invadir a autonomia, integridade física ou psicológica e até mesmo a vida de outro. É o uso excessivo de força, além do necessário ou esperado.1 O termo deriva do latim violencia (que por sua vez o amplo, é qualquer comportamento ou conjunto de deriva de vis, força, vigor); aplicação de força, vigor, contra qualquer coisa.
Assim, a violência diferencia-se de força,2 palavras que costuma estar próximas na língua e pensamento quotidiano. Enquanto que força designa, em sua acepção filosófica,