EXPERI NCIA FILOS FICA
O papel da experiência na filosofia de John Dewey
O conceito de experiência em geral, está intimamente relacionado com o conjunto dos sentidos (tato, audição, paladar, visão, olfato) e que estes, por sua vez, interagem com a cognição de um agente. Para Dewey, este conceito vai um pouco mais além, colaborando com a instauração ou manutenção de hábitos.
Experiência, nesta perspectiva, passa a ter relevância nas atividades de um agente no plano da ação cotidiana.
Autor: Nicholas Gabriel Minotti Lopes Ferreira
Experiência Filosófica
Conhecimento que se obtém diretamente da observação do mundo à nossa volta. Diz-se que se obtém diretamente porque não é o resultado de qualquer inferência. Em termos mais precisos, dá-se o nome de "experiência" aos dados dos sentidos, ou sensações, em que tal conhecimento se baseia. Finalmente, o termo usa-se ainda, no sentido de experimentação, para referir o que os cientistas fazem para testar e compreender as consequências das suas teorias, nomeadamente através da manipulação de fenômenos e de simulações laboratoriais.
Autor: Aires Almeida
Dicionário Escolar de Filosofia
Editora: Plátano
Experiência Filosófica - Encontrar Lembranças perdidas
Duração: 30 minutos ou mais
Material: uma memória
Efeito: imprevisível
Você sabe tantas coisas! Isso lhe parece tão comum e simples que você nem pensa mais a respeito. Você conhece, por exemplo, independente do seu nível de instrução, milhares de palavras da sua língua materna, as regras da gramática, aritmética, geometria. Lembra-se também de centenas de histórias, reais ou inventadas, vividas por você e por outros, transmitidas pelos historiadores ou por testemunhas, emprestadas também dos contos, dos romances, dos filmes.
A experiência consiste em constatar que você possui na sua memória mais lembranças do que sabe. É claro que você tem ideia disso, mas faça assim mesmo a experiência: separe uns trinta minutos e sente-se em um sofá. Feche os olhos e