Expansão de empresas: como tornar esse processo viável
Para se pensar em expandir uma empresa são necessários analisar vários fatores que vão influenciar diretamente no prazo de entrega de seu produto ( isso afeta seu cliente), no custo que esse benefício irá trazer, no aumento ou não de numero de funcionários, na troca ou não de local físico da instalação, e daí por diante. Todas as variáveis devem ser consideradas, pois qualquer deslize leva a gastos excessivos e prazos muito alem d o planejado.
Esse processo atinge diretamente a gestão da empresa. Para se implantar um plano de expansão é preciso ter todos os dados relativos a produção da empresa na mão, por exemplo:
- Medição de tempo das atividades
-Tempo ocioso de cada funcionário ( se existir )
-Viabilidade de aumentar número de atividade/funcionário para maior agilidade da empresa, maior produtividade, menor custo.
- Avaliar se a estocagem é feita de forma a otimizar espaços, preservar o material estocado contra deterioração, quebras, e atentar para validades
-Se pode dentro do processo haver maior utilização de equipamentos que não são exigidos 100%, enfim, deve existir por parte do gestor total conhecimento e controle do seu sistema de produção.
Ponto muito importante antes de começar qualquer expansão é avisar seu cliente do que irá ocorrer, mesmo porque ele será a primeira vitima se qualquer coisa der errado. Observar se o mercado realmente tem espaço para essa expansão. Qual a verdadeira economia ou lucratividade que essa expansão pode trazer para a empresa? Quanto e como o período de expansão influenciará na sua empresa? Monte um plano de contingências, ele poderá ser necessário. Procure saber se não vale a pena terceirizar algumas funções ou pagar horas extras. Isso pode resolver uma expansão temporária.
Após todos esses cuidados avalie financeiramente esse projeto. Ele é viável? Quanto vai comprometer sua empresa financeiramente? Lembrando que mesmo com um estudo aprofundado do projeto de