Expans o do Islã
No ano de 634, Omar assumiu e poder e iniciou a primeira fase da expansão islâmica, conquistando, por meio de sangrentas batalhas ,a Palestina, a Siria, Damasco, Jerusalém, Antioquia, além da planície a oeste do Rio Tigre e a MesopoTamia .Chegou em Alexandria e continuou até Cirenaica. Em todos os territórios ocupados fundou bases militares e estabeleceu famílias, no intuito de preservar os ensinamentos sagrados e a pureza da raça.
Em 644, assumiu Otmã e continuou uma segunda fase dessa expansão, embora com menor ímpeto, até o norte da África, tomando o Egito, chegando até às proximidades da Península Itálica. Na Ásia menor, conquistou a Ilha de Chipre.
Em 656, assumiu Ali, neto do profeta Maomé, cujo califado foi bastante conturbado devido a divergências internas, que culminaram num cisma islâmico (chiismo).
Após o califado de Ali, os demais governantes são opositores de seu governo, oriundo da dinastia dos Omíadas, fundada pelo governador da Síria. Tal dinastia, reinou de 661 a 750, teve como capital Damasco e inseriu transformações radicais ‘’
Desta forma, a expansão Islâmica alcançou pontos extremos, desde o Rio Indo até a Espanha, cruzando o Gibraltar em 711, sob o domínio de Tarik, que derrotou os visigodos e cruzou os Pinineus . Foi derrotado por Carlos Martelo na batalha de Poitiers, em 732, ao tentar dominar o reino dos francos. Tal vitória foi decisiva para conter o avanço dos árabes sobre os domínios cristãos a oeste. Já a leste , o islamismo também foi contido, na Asia Menor pelo Imperador Leão lll, muito embora tenha havido grandes perdas territoriais para o Império Bizantino, com a expansão Omíada.
As campanhas militares levaram a religião muçulmana por uma enorme extensão territorial, que ia desde a Asia até a