Meio Ambiente Eng Civil
ENGENHARIA CIVIL – 1° PERIODO
BRUNA FERREIRA MANTOVANI
JORDANIA DIAS PATRICIO
ENGENHARIA CIVIL - MEIO AMBIENTE
2015
O Impacto da Construção Civil no Meio Ambiente
Apesar de ser pouco conhecida, a construção civil é uma das que mais causam danos ao meio ambiente. Cerca de 35% dos materiais retirados da natureza são utilizados pela construção civil em todo o Brasil.
Além disso, mais da metade da energia feita no país é utilizada a fim de atender os condomínios e casas. Grande parte dessa energia poderia ser poupada se a luz do sol fosse aproveitada de melhor forma ou se fossem utilizadas lâmpadas e chuveiros mais econômicos.
Com o objetivo de diminuir esse impacto no ambiente, profissionais da área civil começaram a desenvolver a ideia de construção sustentável, no final do século XX.
Sustentabilidade na construção civil
O meio ambiente tem sido uma forte preocupação de várias empresas, até mesmo porque é necessário cuidar do ecossistema para assegurar a economia do país e consequentemente a nossa qualidade de vida.
Há iniciativa de algumas empresas que trabalham no beneficiamento dos resíduos da construção civil. A ideia é dar visibilidade a projetos de grande relevância e pouco conhecidos do público em geral. São alternativas simples com as quais profissionais da engenharia podem contribuir e auxiliar na preservação do meio ambiente.
A Construção Sustentável é um novo conceito da Engenharia Civil, podendo ser usado ao projeto de qualquer estrutura, desde pequenas casas populares até a construção de grande porte como altos prédios, fábricas ou hospitais.
Visando a preservação do meio ambiente conservar os recursos naturais, os profissionais da área civil, tais como engenheiros e arquitetos, procuram utilizar tecnologias ecológicas em suas obras.
A ideia de construção sustentável é fundamentada em cinco ideias básicas, tais como: projetos Inteligentes, Redução da Poluição, Materiais Ecológicos,