EXP. 11 - DETERMINAÇÃO DA VAZÃO ATRAVES DE VERTEDORES
1633 palavras
7 páginas
Curso de Engenharia CivilDisciplina Hidráulica Experimental
Prof.: Walszon Terllizzie Araújo Lopes
EXPERIMENTO 11
DETERMINAÇÃO DA VAZÃO ATRAVÉS DOS VERTEDORES
BRASÍLIA
SUMÁRIO
1.0 - INTRODUÇÃO
O experimento de Determinação da Vazão Através de Vertedores foi realizado no laboratório de Hidráulica do Instituto de Ensino Superior Planalto-IESPlan, sob a orientação do professor Walszon Terllizzie Araújo Lopes.
2.0 - OBJETIVOS
Este trabalho teve como objetivo a prática de laboratório relacionada com a medição de vazão através de vertedores, envolvendo os seguintes tópicos:
Determinação da vazão no canal através da medida de diferenças de pressão no manômetro de mercúrio, provocada pelo diafragma instalado no tubo de alimentação do canal;
Determinação da vazão no canal através da medida de carga “h” do vertedor retangular de parede delgada sem contração lateral, utilizando os coeficientes de descargas de Bazin (1889), Rehbock (1929), Francis (1905) e Kindsvater e Carter (1957).
3.0 - REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Canais são condutos livres cuja característica principal é a presença da pressão atmosférica atuando sobre a superfície do líquido em uma seção aberta ou fechada. Como exemplo de seção aberta podem-se citar os canais de irrigação, drenagem, rios, e como exemplo de seção fechada, os condutos de esgoto, galerias de águas pluviais, etc.
Os canais são largamente usados em diversas aplicações, proporcionando uma área bastante extensa de estudo dentro da engenharia. Um dos fatores importantes no dimensionamento de canais diz respeito às velocidades e vazões com que o fluido se desloca em seu interior.
Alguns canais são dotados de dispositivos especiais, denominados vertedores ou descarregadores, cuja função é a de medir ou controlar a vazão de escoamento. Trata-se de um orifício de grandes dimensões cuja aresta de topo foi