Existencialismo
Existencialismo é um conjunto de doutrinas filosóficas que tiveram como tema central a análise do homem em sua relação com o mundo, em oposição a filosofias tradicionais que idealizaram a condição humana.
O existencialismo deve ser compreendido como uma corrente de pensamento individualista, na medida em que compreende o indivíduo como tendo um papel preponderante e essencial no processo de constituição e transformação de sua realidade.
Em relação ao homem com o mundo, segundo, Martin Heidegger compreende o homem como um ser-no-mundo, como alguém que existe no mundo e a partir dele estabelece suas relações.
O escritor, filósofo e dramaturgo francês Jean-Paul Sartre (1905-1980), maior expoente da filosofia existencialista, parte do seguinte princípio: a existência precede a essência. Com isso, quer dizer que o homem primeiro existe no mundo - e depois se realiza, se define por meio de suas ações e pelo que faz com sua vida.
Assim, os existencialistas negam que haja algo como uma natureza humana - uma essência universal que cada indivíduo compartilhasse -, ou que esta essência fosse um atributo de Deus. Portanto, para um existencialista, não é justo dizer "sou assim porque é da minha natureza" ou "ele é assim porque Deus quer".
Ao contrário, se a existência precede a essência, não há nenhuma natureza humana ou Deus que nos defina como homens. Primeiro existimos, e só depois constituímos a essência por intermédio de nossas ações no mundo. O existencialismo, desta forma, coloca no homem a total responsabilidade por aquilo que ele é.
Importantes Filósofos para o Existencialismo
· Karl Jaspers
· Jean-Paul Sartre
· Martin Heidegger
· Søren Kierkegaard
· Edmund Husserl
· Friedrich Nietzsche