existencialismo
Introduçao
A psicologia possui diversas áreas, uma delas a qual abordamos no Estágio Básico I da Universidade Paranaense – Unipar, campus Umuarama é a psicologia organizacional, que surgiu no século XIX com a industrialização e vem se desenvolvendo até os dias atuais. Esta se aplica nas organizações que são sistemas sociais orientados com objetivos específicos. O psicólogo neste contexto vem contribuindo com a formulação e desenvolvimento de estratégias para a melhoria do ambiente de trabalho nos seus diversos aspectos, desde a melhoria do ambiente físico até a saúde mental ou psíquica do trabalhador. Algumas atribuições dadas ao psicólogo tais como, seleção, treinamento, desenvolvimento de pessoal, avaliação de desempenho, estudo da formação e funcionamento de grupos, estilos de liderança, comprometimento com os objetivos organizacionais, padrões de comunicação, etc. (SCHETTE, 2005 apud MIRANDA, 2013, p.3).
OBJETIVO
O presente trabalho visa conhecer o surgimento e desenvolvimento da psicologia organizacional no campo teórico e averiguar sua aplicação na prática nas organizações vigentes, percebendo o relevante papel dos psicólogos inseridos no meio organizacional.
METODOLOGIA
Através de revisão bibliográfica e da entrevista realizada procuramos conhecer a Psicologia Organizacional. Para isto, procuramos informações em livros, artigos científicos, sites entre outros os quais contribuíram para nosso conhecimento teórico, e a entrevista realizada nos permitiu entrar em contato com a prática o que nos proporcionou um enriquecimento quanto à atuação do profissional da Psicologia no âmbito das organizações.
CONCLUSÃO
Portanto, de acordo com o que pesquisamos é de suma importância a presença do psicólogo nas organizações, pois neste contexto usa dos princípios psicológicos para promover um clima organizacional equilibrado, estável e favorável para enfrentar os desafios. A Psicologia Organizacional preocupa-se com o