EXIGÊNCIA DE INOVAÇÃO, CRIATIVIDADE E PROFISSIONALISMO NA GESTÃO DO AGRONEGÓCIO
MARECHAL CÂNDIDO RONDON
2014
1.1 OBJETIVOS
1.1.1 Objetivo geral
Determinar quais são as exigências de inovação, criatividade e profissionalismo na gestão do agronegócio no cultivo da soja.
1.1.2 Objetivos específicos
1.2 JUSTIFICATIVA
A pesquisa se justifica, na medida em que oportuniza uma pesquisa mais aprofundada do assunto podendo despertar interesse entre os integrantes do grupo para um investimento futuro na área, além de agregar conhecimento sobre uma área que está em constante crescimento e tende a crescer muito mais.
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Neste capítulo, teve-se por objetivo definir e caracterizar o agronegócio e a importância da gestão do agronegócio. Para tanto, recorreu-se ao artigo. Agronegócio Brasileiro, perspectivas, desafios e agenda para seu desenvolvimento, de autoria de Joaquim e César (2014), Emprapa (2014),
2.1 O AGRONEGÓCIO
O agronegócio é um conjunto de negócios relacionados à agricultura do ponto de vista econômico, geralmente dividido em três partes. A primeira são os negócios agropecuários que representam os produtores rurais, a segunda parte são os negócios a montante representados pelas industrias e comércios que fornecem insumos para a produção rural. e a terceira parte são os negócios a jusante que são a compra, transporte, beneficiamento e venda dos produtos. O agronegócio ficou mais intenso quando o produtor rural passou a ter mais conhecimento sobre o cultivo e ficar especificamente envolvido na operação do cultivo e criação de animais. Segundo Joaquim e César (2014) apud (VILARINHO, 2006).
Em síntese, fica evidente que, a partir da década de 1930, com maior intensidade na de 1960 até a de 1980, o produtor rural passou, gradativamente, a ser um especialista, envolvido quase exclusivamente com as operações de cultivo e criação de animais; por sua vez, as funções de armazenar,