Exercícios resolvidos - Teoria da Firma
Produção: É o processo pelo qual uma firma transforma os fatores de produção em produtos e serviços.
Funções de Produção: É a relação técnica entre as quantidades físicas produzidas de determinado produto e as quantidades físicas dos fatores empregados na sua produção em determinada unidade de tempo.
Ex: milho→ terra, trabalho, semente, fertilizante etc.
2. Qual a diferença entre curto e longo prazo na teoria da firma.
Defini-se por longo prazo o horizonte de tempo para o qual a empresa é capaz de ajustar o emprego de todos os seus fatores de produção.
No curto prazo, a empresa é incapaz de mudar o emprego de alguns fatores de produção, tais fatores são chamados fatores fixo de produção. Os outros fatores são chamados fatores de produção variáveis. 3. Conceitue isoquanta. Qual a diferença dela para as curvas de indiferença?
Isoquanta – é uma linha que mostra diferentes combinações de 2 fatores (X1 e X2) que indicam a mesma quantidade produzida.
Uma diferença fundamental entre os dois conceitos: enquanto o nível de utilidade associado à curva de indiferença não tem significado econômico, o valor associado à isoquanta tem significado preciso: é a quantidade do bem final produzido.
4. Conceitue e demonstre o que é produto total, médio e marginal.
Produtividade Total: É a quantidade do produto que se obtém da utilização de fator variável, mantendo-se fixa a quantidade dos demais fatores.
Produtividade Média do Fator: É o resultado do quociente da quantidade total produzida pela quantidade utilizada desse fator.
Produtividade Marginal do Fator: É a relação entre as variações do produto total e as variações da quantidade utilizada do fator. Ou seja, é a variação do produto total quando ocorre uma variação no fator de produção.
A relação entre os conceitos é dada por: Produto Total = Pmen X N, Pmgn = ∂ Pr odutoTotal , além disso, sabemos que se o Produto Médio for