Exercícios radioterapia
Referência: Texto do Serviço de Radioterapia do Hospital Albert Einstein
1. Há quanto tempo se faz uso da radioterapia para tratamento de tumores?
A radioterapia vem sendo empregada no tratamento de tumores há mais de 100 anos, registrando significativos avanços durante esse período.
2. Radioterapia, cirurgia e quimioterapia são as formas mais utilizadas para o tratamento do câncer. Que outras formas associadas podem ser utilizadas para este tipo de tratamento?
Além dessas formas de tratamento para o câncer, ainda se utilizam hormônios e modificadores da resposta biológica, como complemento nesse arsenal terapêutico.
3. O que é radioterapia intra-operatória?
É possível combinar cirurgia e radioterapia em uma mesma intervenção. Nesses casos, a cirurgia é realizada no centro cirúrgico do Serviço de Radioterapia e, após a retirada do tumor, a radiação é aplicada sobre o campo operatório. Eventuais células cancerígenas que não puderam ser removidas durante a cirurgia são eliminadas pela radioterapia.
4. Quais as etapas da radioterapia externa?
- Simulação: Nessa fase são simuladas as condições de tratamento. Utilizando-se raios X para visualizar a área a ser irradiada, fica definida a posição que o paciente irá adotar durante as futuras aplicações. O posicionamento deverá ser reproduzido com exatidão ao longo de todo o tratamento. Muitas vezes são utilizados suportes e almofadas para assegurar o conforto e a exatidão no posicionamento do paciente. As áreas por onde a radiação penetra no organismo recebem o nome de campos de radiação, sendo geralmente marcadas na pele do paciente para orientar as aplicações. A simulação demora de 30 a 60 minutos e pode ser repetida durante o tratamento.
- Planejamento: Com os dados obtidos na fase de simulação são realizados os cálculos das doses diárias e do período de administração da radioterapia. Participam dessa etapa o físico e o dosimetrista.
-