Exercícios de Paradigmas de Engenharia de Software
TÉCNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
FUNDAMENTOS DA ENGENHARIA DE SOFTWARE
PARADIGMAS DE DESENVOLVIMENTO
PONTA GROSSA
2014
Exercícios de Paradigmas de Engenharia de Software
1- Uma organização que desenvolve software deveria adotar um modelo de ciclo de vida único para o desenvolvimento de todos os seus softwares? Discuta os prós e os contras
R: não, pois tudo depende do que o cliente esta estipulando, programas mais simples exigem menos demanda de tempo e com isso também pode-se usar métodos mais curtos e simples, para poupar mão de obra e tempo.
2- Cite dois motivos para que se busque descobrir erros de projeto de programas mais cedo possível no ciclo de vida.
R: para que se poupe tempo, afinal tempo e dinheiro e quanto mais cedo se descobre, mais cedo se corrige e isso evita que esse erro vire uma “bola de neve” e gere algum erro maior que possa ate perder o código já escrito.
3- Quais os objetivos de se ter um ciclo de vida para o desenvolvimento de sistemas de software? Cite pelo menos três objetivos.
4-
R: para uma melhor controle (organiação) do projeto imposto, para evitar remendas no código, e no final tudo que foi feito o cliente estará ciente com isso ficará satisfeito.
5- Quais são os principais avanços propostos no modelo espiral?
R: o seu principal é o análise de riscos iniciais e na reação do cliente 6- Projetar e desenvolver um manual preliminar do usuário pode ser considerado como uma forma de prototipação? Explique.
R: sim, pois assim o cliente terá uma visão geral de como funcionara o seu software e verá se é isso mesmo que ele almeja ou se deve ser feito alguma mudanças.
7- O que se espera ao combinar os ciclos de vida para desenvolvimento de software?
R: uma melhor organização do grupo que fará o desenvolvimento, com isso entrega em prazos e concluir o projeto sem maiores contratempos
8-