Exercícios de fixação e avaliação da disciplina de segurança do trabalho
1. Um trabalhador se acidentou no trabalho no dia 01/07/11 e obteve alta em 01/09/2011.
a) Quantos dias perdeu este trabalhador? b) A partir de que data passou a receber o benefício previdenciário? c) Qual o nome do benefício previdenciário? d) Quantos dias recebeu este benefício? e) No caso de haver perda laborativa, o que aconteceria quando o mesmo voltasse do afastamento? f) Qual o prazo de estabilidade deste trabalhador, no caso de haver a mesma?
2. No caso anterior havendo perda laborativa responda ao se pede. a) Quais os nomes dos benefícios a que teve direito? b) A partir de que data recebeu os respectivos benefícios?
3. Um trabalhador se acidentou por não estar utilizando o EPI recebido da empresa dia 12/05/11 e obteve alta 13/05/11. Sabendo-se que o mesmo perdeu um dedo da mão esquerda, pergunta-se: a) É considerado um acidente de trabalho nos conceitos legal e prevencionista? b) Ao analisar o acidente, qual foi à causa? E o efeito que o mesmo trará para a empresa e o trabalhador? c) Que medidas corretivas e preventivas foram sugeridas? d) Quantos dias ficou afastado? e) Quais os benefícios previdenciários a que teve direito, respectivos períodos e total de dias (se for o caso) de recebimento? f) O trabalhador teve direito a estabilidade? g) Se tiver, a partir de que data e o total de dias? h) A estabilidade é devido à perda do dedo ou qual é o motivo? i) Com relação ao exercício diga o que está relacionado ao custo segurado e não-segurado do acidente de