EXERCÍCIOS DA APOSTILA PÓS SÃO FRANCISCO
1) Os elementos empregados na elaboração de um artigo científico são subdivididos em três estágios, pré-textual, textual e, Pós-textual.
- A estrutura pré-textual é separada em duas partes;
Elementos obrigatórios:
Capa -> Elemento obrigatório que compreende os conceitos-chaves do trabalho (título e subtítulo se houver), nome do autor ou autores, nome da instituição, local e data.
Folha de rosto -> Contém elementos essenciais sobre a identificação do trabalho, é uma descrição mais detalhada sobre o artigo, onde além das mesmas informações contidas na capa tem-se uma noção sobre a natureza do trabalho e se houver, o nome do (os) orientador (es) do artigo.
Resumo -> Elemento obrigatório, constituído de uma sequência de frases concisas e objetivas e não de uma simples enumeração de tópicos, seguido, logo abaixo, das palavras representativas do conteúdo (palavras-chaves). Este resumo pode ser indicativo – indica apenas os pontos principais do documento, não apresentando dados qualitativos, quantitativos etc., ou informativo – informa ao leitor finalidades, metodologia, resultados e conclusões do documento.
Abstract -> Texto com uma quantidade predeterminada de palavras, onde se expõe o objetivo do artigo, a metodologia utilizada para solucionar o problema e os resultados alcançados. O Abstract é o resumo traduzido para o inglês, sendo que alguns periódicos aceitam a tradução em outra língua.
Sumário -> Trata-se de peça obrigatória no trabalho acadêmico e deve ser disposto de maneira que as partes da monografia apareçam descritas com o nome idêntico àquele que está contido no texto com o número exato da página.
Elementos não obrigatórios:
Errata -> a errata pode ser uma ferramenta valiosa para compensar algum escorregão que passou pelo processo de impressão. Ela deve ser posicionada logo depois da folha de rosto. Para localizar o erro é preciso usar uma referência em que se informe a página e a linha onde se encontre o erro. Em seguida expõe-se o texto