Exercícios Aeróbicos e Anaeróbicos
São exercícios de alta intensidade e de curta duração sem a participação do oxigênio para a obtenção de energia. Correr em alta velocidade e levantar pesos são exemplos de atividades anaeróbicas. As adaptações necessárias ocorrem nos próprios músculos proporcionando benefícios localizados. Esse é o modelo utilizado nos exercícios com peso (musculação).
Exercícios anaeróbicos são geralmente usados por atletas para desenvolver força para construir massa muscular. Músculos que são treinados sob condições anaeróbicas desenvolvem melhor desempenho em atividades de curta duração e alta intensidade. Nos exercícios anaeróbios a fadiga muscular surge mais rapidamente e os exercícios são realizados de forma interrompida, para encaixar períodos de descanso com períodos de atividade. Os exercícios anaeróbios de velocidade não podem ser suaves, pois o processo de sobrecargas para o organismo será sempre considerável, sendo a atividade considerada como moderada ou cansativa. No entanto, os exercícios anaeróbios lentos podem variar de cansativos à muito suaves, neste último caso impondo menores sobrecargas ao organismo dos que os exercícios aeróbios contínuos.
Exercícios Aeróbicos
Os exercícios aeróbicos são aqueles que possuem longa duração (25 minutos no mínimo) e intensidade moderada, obtendo energia a partir da utilização do oxigênio. Andar, pedalar, nadar, dançar, correr em velocidade moderada, são exemplos de atividades aeróbicas que por sua vez estimulam os pulmões, o coração e a circulação, para levar o oxigênio aos músculos.
São exercícios de natureza cardiorrespiratória que utilizam vários grupos musculares ao mesmo tempo e sua prática reduz a pressão arterial, a gordura corporal e o risco de doenças cardiovasculares. Do ponto de vista de substratos energéticos metabolizados durante o exercício, apenas o exercício aeróbio pode metabolizar gorduras para a produção de energia necessária ao esforço físico. Entretanto, esta quantidade é