Exercício física iv if
1o No circuito da figura abaixo calcular a)a capacitância equivalente entre os terminais, b) a carga em cada capacitor e c) a energia em cada capacitor.
2o No circuito da figura abaixo, calcular a) a capacitância equivalente entre os terminais, b) a carga em cada capacitor e c) a energia total nos capacitores.
3o A esfera interna de um capacitor esférico tem o raio R1 a carga +Q, e a esfera externa, concêntrica à primeira, o raio R2 e a carga -Q. a) Determinar o campo elétrico e a densidade de energia nos pontos do espaço. b) Calcular a energia do campo eletrostático numa esfera de raio r, espessura dr e volume 4πr2dr entre as duas esferas condutoras. c) integrar a expressão obtida em b) para ter a energia no capacitor. Comparar a resposta com a energia calculada por U=QV/2.
4o Repita o problema acima imaginando que entre as duas esferas esteja um dielétrico com a constante dielétrica igual a κ.
5o Calcular a capacitância do capacitor esquematizado na figura abaixo.
6o Um capacitor de placas planas paralelas de comprimento a e largura b tem um dielétrico de largura b que enche parcialmente o espaço de espessura d entre as placas. O dielétrico ocupa a distância x ao longo do comprimento das placas, como mostra a figura abaixo. a) Calcular a capacitância em função de x. Desprezar efeitos de borda. b) Mostrar que a resposta leva aos resultados corretos quando x=0 e x=a.
7o Um capacitor tem placas condutoras retangulares, de comprimento a e largura b. A placa superior faz um pequena ângulo em relação à inferior, como mostra a figura abaixo. A separação entre as placas varia de d=y0, na borda da esquerda, até d=2y0, na da direita, s endo y0 muito menor do que a ou b. Calcular a capacitância imaginando retângulos de comprimento b e largura dx e calculando a capacitância de capacitores infinitesimais de área b.dx separados por d= y0+(y0/a)x, ligados em paralelo.
8o Calcular a resistência entre as faces terminais da