Exercício de Sociologia
EXERCÍCIO 01 - TÓPICO DE AULA: UNIDADE 1 DO LIVRO BÁSICO
Questão 01. Diferencie as seguintes escolas de pensamento sociológico:
a) HISTÓRICO-CRÍTICO
A escola histórico-crítica se baseia na ideia de que a realidade última da sociedade é marcada pelo conflito. E esse conflito se manifesta com mais nitidez no decurso do processo de estratificação social compatível com o sistema capitalista, a chamada luta de classes.
Assim sendo, os processos econômicos vigentes na sociedade determinam a realidade básica da vida social como lastreada pelo conflito. Igualmente, diz-se que a organização do processo de produção capitalista é regida pela alienação do homem consigo mesmo, dificultando a solidariedade e favorecendo, em detrimento da cooperação humana, a intensificação do processo de competição entre os indivíduos na busca pela garantia dos suprimentos que carecem. A resolução desse conflito se dá pela transformação concreta da humanidade via luta de classes, aqui e agora, de modo a propiciar a passagem do reino da necessidade para o reino da liberdade.
b) POSITIVISTA-FUNCIONALISTA
A formulação funcionalista defende a ideia de que o processo de satisfação das
necessidades experimentadas pelas sociedades humanas condiciona a forma de apresentação dos modelos de padrões de comportamento na sociedade, e esta, por sua vez, determina a emergência do consenso como realidade básica da vida em sociedade.
Ao considerar a realidade básica da vida em sociedade como sendo constituída por consensos, a corrente funcionalista propugna pela proposição segundo a qual a divisão social do trabalho (estrutura de papéis) no “chão da fábrica” é condição indispensável ao estímulo à solidariedade ou harmonia social; e não o contrário, como postula ou pressupõe a corrente sociológica histórico-crítica.
Questão 02. Conceitue a