Exercício de geografia
A Terra apresenta 149.440.850 quilômetros quadrados de áreas emersas, correspondendo a aproximadamente 29,1% da superfície total do planeta. Essas grandes extensões de terras são dividas em seis continentes: África, América, Antártica, Ásia, Europa e Oceania. Continente é o nome que damos ao conjunto de terras emersas que estão acima do nível do mar (terras emersas).
É importante elucidar que, há cerca de 400 milhões de anos, as porções emersas do planeta estavam reunidas em um único continente, denominado Pangeia. Esse grande continente se fragmentou há aproximadamente 60 milhões de anos em razão do movimento das placas tectônicas, formando os atuais seis continentes.
Os limites entre os continentes são estabelecidos principalmente por mares e oceanos. No entanto, os continentes europeu e asiático formam uma massa de terra, denominada Eurásia. As fronteiras entre eles são estabelecidas por meio dos Montes Urais, Rio Ural, Mar Cáspio, Montanhas do Cáucaso e pelo Mar Negro.
Veja, abaixo, algumas características dos seis continentes.
América
Segunda maior massa continental isolada da Terra. É dividida em três grandes territórios: América do Norte, América Central e América do Sul, tem uma extensão de 42 milhões de km2 e mais de 650 milhões de habitantes. É cortado pela linha do Equador, pelo Trópico de Capricórnio ao sul e pelo Trópico de Câncer ao norte e o Círculo Polar Ártico em sua parte setentrional. Localiza-se ao leste com o Oceano Atlântico e a oeste do Oceano Pacífico.
Europa
É um dos seis continentes do mundo, embora só seja realmente a parte ocidental do continente Eurásia. A sua extensão é de 10.359.358 km2, aproximadamente. Uma das maiores características do continente Europeu é sua massa continental muito fragmentada, algumas penínsulas e um grande número de ilhas próximas à costa. Ao norte o oceano Glacial Ártico, o mar do Norte e o mar Báltico; sobre o mar Cáspio ao sudeste, sobre o mar Negro e o mar Mediterrâneo, ao sul, e